Navegue pelos dados de permanência escolar do Censo Escolar (Inep 2015-2021), que permitem identificar barreiras educacionais (distorção idade-série, reprovação e abandono escolar) em quatro contextos diferentes - estudantes, educacional, geográfico e local.
Navegue pelos dados do Censo Escolar (Inep, 2015-2020), por contextos de estudantes, escolas e territórios, segundo as barreiras educacionais: reprovação, distorção idade-série e abandono escolar.
As barreiras educacionais (reprovação, distorção idade-série e abandono escolar) afetam a permanência das(dos) estudantes na escola de maneira desigual, indicando os desafios que o Brasil precisa superar a fim de assegurar o direito à educação de todas as crianças e adolescentes.
Os dados compilados nesta página ajudam você a reconhecer quais são os grupos ou territórios mais afetados pelas barreiras educacionais.
Situação em que se encontram as(os) estudantes que estão pelo menos dois anos acima da idade considerada ideal em relação ao ano ou série escolar.
Situação em que se encontram as(os) estudantes compreendidas(os) por docentes, gestoras e gestores escolares como não sendo capazes de prosseguir em sua escolarização, sem repetir o ano ou série escolar já realizado.
Situação em que se encontram as(os) estudantes que deixam de frequentar a escola durante o ano letivo e retornam no ano seguinte.
Este painel permite que você conheça em detalhe o impacto das barreiras educacionais em contextos diferentes. Para navegar:
Lembre-se! Você pode clicar uma ou mais barreira, contexto e categoria!
O painel foi desenvolvido a partir de dados oficiais mais recentes disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Eles são apresentados em valores brutos e em porcentagens. As comparações devem ser feitas em porcentagens.
Navegue pelos dados selecionando o contexto escolar: perfis de estudantes, das escolas e dos territórios.
Perfis de estudantes por sexo e raça/cor declarados, segundo dados de cada barreira educacional selecionada.
Médias dos resultados apresentados nas redes públicas municipais e estaduais, por etapas da escolarização básica e por ano/série escolar.
Médias dos resultados apresentados por regiões e estados e por localização urbana ou rural.
Médias dos resultados apresentados para o município e a escola selecionados.
Perfis de estudantes por sexo e raça/cor declarados, segundo dados da barreira educacional selecionada.
A partir deste ponto, você pode escolher como quer navegar no painel. Dependendo do seu interesse, você pode verificar como uma barreira afeta um público ou uma dimensão específica ou pode ter uma visão geral de seu impacto nos diferentes aspectos analisados, clicando no botão Pular etapas: ver todos os dados.
Médias dos resultados apresentados nas redes públicas municipais e estaduais, por etapas da escolarização básica e por ano/série escolar.
A partir deste ponto, você pode escolher como quer navegar no painel. Dependendo do seu interesse, você pode verificar como uma barreira afeta um público ou uma dimensão específica ou pode ter uma visão geral de seu impacto nos diferentes aspectos analisados neste painel.
Importante: Como este painel não contém dados referentes à rede federal de Educação Básica, os totais referentes ao Brasil não dizem respeito ao total de escolas públicas e sim à soma das escolas municipais e estaduais no país.
Médias dos resultados apresentados por regiões e estados e por localização urbana ou rural.
A partir deste ponto, você pode escolher como quer navegar no painel. Dependendo do seu interesse, você pode verificar como uma barreira afeta um público ou uma dimensão específica ou pode ter uma visão geral de seu impacto nos diferentes aspectos analisados neste painel.
Navegue pelos dados selecionando o contexto local: um município e uma escola.
A partir deste ponto, você pode escolher como quer navegar no painel. Dependendo do seu interesse, você pode verificar como uma barreira afeta um público ou uma dimensão específica ou pode ter uma visão geral de seu impacto nos diferentes aspectos analisados neste painel.