Comunidade de ações para a equidade
EM BREVE
Em todo o Brasil, existem iniciativas para garantir que toda criança, adolescente e jovem esteja na escola, aprenda de verdade e na idade certa. São ações de escolas, redes públicas, pesquisas acadêmicas e de organizações da sociedade civil que merecem ser conhecidas e valorizadas.
Com esse objetivo, o Cenpec lança esta Comunidade de ações. Aqui, docentes, gestoras(es) escolares estaduais e municipais, pesquisadoras(es) e outros podem compartilhar iniciativas e propostas para o enfrentamento das desigualdades na educação brasileira.
Entendendo seu papel social e político no combate às desigualdades e às discriminações, o Cenpec considera como prioritárias as seguintes ações:
- Apoiar a garantia do acesso, monitoramento e prevenção do abandono e evasão e buscas ativas às(aos) que já abandonaram ou evadiram;
- Apoiar iniciativas de alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental;
- Apoiar a Educação Integral;
- Apoiar a garantia de no mínimo doze anos de estudo para as populações do campo, das regiões de menor escolaridade no país e dos 25% mais pobres;
- Apoiar as iniciativas de igualar a escolaridade média entre negros e não negros;
- Apoiar a melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, considerando a reorganização curricular e recuperação da aprendizagem;
- Intensificar a formação de docentes para que possam fazer frente aos desafios da pandemia;
- Apoiar a garantia de condições adequadas de trabalho a profissionais da educação;
- Apoiar a participação de docentes na formulação das políticas e programas em todos as etapas educacionais;
- Apoiar as iniciativas de promoção de um pacto de governança para que os entes federados possam trabalhar de forma colaborativa e para que os municípios possam ter apoio técnico e financeiro;
- Apoiar as iniciativas de ampliação do financiamento da educação e de asseguramento da implementação do FUNDEB.
- Apoiar a implementação da lei 14.180, de 1 de julho de 2021, que “Institui a Política de Inovação Educação Conectada” e apoiar iniciativas que possibilitem maior familiaridade de docentes com o uso das tecnologias.
- Desenvolver e implementar instrumentos de coleta de dados, monitoramento e avaliação da aprendizagem tanto nas redes de ensino quanto nas escolas e salas de aula.
- Fomentar pesquisas para ampliar o conhecimento sobre os efeitos da pandemia, assim como criar espaços de compartilhamento de experiências, apoiando gestoras(es) e professoras(es) a formarem comunidades de aprendizagem.
- Apoiar estados e municípios para o enfrentamento da cultura do fracasso escolar, pela erradicação da repetência, da distorção idade-série, do abandono e da evasão escolar.
Nas escolas:
- Apoiar a reorganização de tempos e espaços escolares.
- Apoiar a gestão escolar, voltada para a garantia de direitos de aprendizagem e para o combate às desigualdades e discriminações.
- Apoiar gestoras(es) e docentes na compreensão e no diálogo com as culturas da infância, da adolescência e da juventude.
- Apoiar a reorganização de tempos e espaços escolares.
- Apoiar a gestão escolar, voltada para a garantia de direitos de aprendizagem e para o combate às desigualdades e discriminações.
- Apoiar gestoras(es) e docentes na compreensão e no diálogo com as culturas da infância, da adolescência e da juventude.
Contamos com a participação de todas comprometidas com a causa da educação de qualidade com equidade.
Comunidade de ações para a equidade.
EM BREVE